Conselheiro Mata é um pequeno vilarejo, distrito de Diamantina, a 270 km de Belo Horizonte. No último senso realizado foi constatada uma população de 900 habitantes, mas há quem diga (moradores da cidade) que não passam de 400 moradores.
A comunidade se destaca pelas suas paisagens naturais, rica presença da fauna/flora, alto número de cachoeiras, e claro, a simplicidade de sua população.
Criada em 1890 com o nome de Riacho das Varas, porém, em 1912 passou a receber o nome de Conselheiro Mata, em homenagem a um importante político mineiro da época.
Localizado no circuito da Estrada Real, antigamente foi um importante ponto de parada ferroviário entre Diamantina e Corinto, hoje encontrasse desativado, tendo a sua trilha revitalizada nos anos de 2011 e 2012 sendo hoje em dia bastante utilizada por grupos de ciclistas e caminhantes.
A tipologia da cidade remete bastante a origem tipológica de Diamantina, que por sua vez, provém da arquitetura portuguesa influenciada pela árabe. Basicamente o estilo comum das construções na região é a colonial, não havendo exemplos de construções neoclássicas e neocoloniais. Como é natural, com o tempo moderno e o poder aquisitivo de cada pessoa, as casas foram cada vez mais criando características próprias, gerando um colonial com traços do ecletismo.
Em si a cidade possui um caráter bastante consolidado de cidade sertão do interior, a maioria de suas casas possui acesso direto a rua, e suas fachadas seguem a linha das construções existentes, salvo alguns sítios presentes que possuem suas edificações mais no interior dos grandes terrenos.
Em Conselheiro Mata, deve-se sempre ressaltar o número de habitantes: por volta de 400. Em épocas de feriados prolongados e festas de fim de anos pode-se esperar por volta de 1500 pessoas residindo na comunidade. Isso sem contar que, em épocas de festas e esporádicos eventos de grande porte, como os de ciclismo e rallys o fluxo do vilarejo cresce consideravelmente.
Conselheiro Mata é considerado uma área do cerrado mineiro, mas suas características naturais mostram ter um pé no sertão mineiro tendo sua vegetação predominante a caatinga arbórea. Na vegetação pode-se notar a presença do cerrado devido a grande quantidade de árvores tortuosas de pequeno porte e arbustos. Nas localidades em que há maior fixação de água no solo se caracterizam uma vegetação mais vigorosa, ou então nas áreas montanhosas que são capazes de manter a umidade gerando novas plantas, como por exemplo, bromélias e orquídeas.
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CONSELHEIRO MATA
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso...
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_ramais/conselheiro.html
Apesar da comunidade possuir uma ótima infraestrutura de arquitetura funcional, com equipamentos como, principalmente, a própria escola que possui um vasto domínio de uma importante área da cidade, composta por diversas edificações, entre outras áreas, como a igreja, o do grupo escolar, o campo de futebol e a Barraquinha (onde ocorrem as festas), a antiga estação ferroviária, entre muitas outras, encontram-se a grande maioria em desuso devida a atual política estabelecida na cidade por antigos moradores. Sendo assim, o turismo, mostra-se ser uma importante alternativa para modificar os usos dos espaços trazendo consigo novas ações culturais na cidade, regatando assim, sua identidade que se encontra perdida.
Durante o ano de 2022 a antiga Estação Ferroviária passou por diversas reformas e em breve será inaugurado um projeto de memoria envolvendo a comunidade e o turismo.
E.E. DOM JOAQUIM SILVÉRIO DE SOUZA EM CONSELHEIRO MATA
CONFIRA O ACERVO DE FOTOS ANTIGAS DE CONSELHEIRO MATA PELO GRANDE FOTÓGRAFO CARLOS GUILHERME..!