BAN 2 png.png

conhece a PERMACULTURA?

É o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.


Em outras palavras é a elaboração, a implantação e a manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resistência e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o meio ambiente.

 

PERMACULTURA SITE 01.jpg
PERMACULTURA SITE 02.jpg
separador.png

A Permacultura é bastante inovadora e visa um futuro sustentável. É inevitável que os recursos naturais estão se esgotando cada vez mais rápido, fazendo com que a população busque novos meios de produção, voltando assim a antigos conceitos de produção onde o homem conseguia se sustentar em equilíbrio com o meio ambiente... Diversos grupos sociais já estão aderindo ideias inovadoras como essa. São as lógicas consumistas vindas do capitalismo que provocam esse desequilíbrio, uma mudança de pensamento pode fazer com que as pessoas se voltem para a autossuficiência, onde cada uma pode focar em certos tipos de especialidades e compartilhar os excedentes com o restante da comunidade. A Permacultura se apoia em uma cultura que tenha autoconfiança e de valores comunitários, onde o patrimônio imaterial é tão importante quanto preservação dos recursos materiais e biofísicos.

 

As pessoas, suas edificações e a forma como a comunidade se unem, são fatores de grande importância para a Permacultura, visando uma cultura permanentemente sustentável utilizando de planejamentos sistêmicos em busca de um aumento de capital natural para as futuras gerações.

 

Para grande parte da população mundial o custo de vida das necessidades básicas não reflete com sua renda real, culpa disso é, sem dúvidas, devido aos atuais modos lógicos da política consumista por parte de governos e empresas.

São necessários novos ideais através da adoção de soluções práticas e naturais baseando-se na hipótese de uma progressiva redução do consumo de energias e recursos. Prover essa mudança dentro de limites ecológicos passam por uma revolução cultural.

o CAMPING CRISTAL apoia e utiliza a PERMACULTURA !! 

Confira algumas das nossas ações sustentáveis

TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (TEVAP)

TEVAP 00.jpg

A Tecnologia Social TEvap é uma solução para o tratamento e disposição final dos dejetos do vaso sanitário domiciliar. Baseia-se em conhecimentos e experiência técnica, visando trabalhar a iniciativa local e os materiais que mais facilmente sejam encontrados na região, como pneus usados e entulhos de construção. É uma solução simples, de baixo custo, Tecnologia Social TEvap finalizada. Fonte: Emater/MG, 2016. não faz uso de processos mecanizados e as estruturas são de fácil construção e operação. Este sistema foi criado pelo permacultor Tom Watson, nos EUA, com nome de “Watson Wick” e foi adaptado por vários permacultores brasileiros. Consiste em um tanque retangular com paredes e fundo impermeabilizados, onde não há saída de efluente via infiltração no solo. Os tanques de evapotranspiração são construídos com a técnica de ferro-cimento, pneus, entulho de obras, brita, areia e terra adubada. Ao longo dos tanques são colocadas camadas de materiais com diferentes granulometrias. A primeira camada é composta por entulho (tijolo, telhas, pedras, etc.), a segunda é composta por brita, a terceira é composta de areia e a última de solo. Um pré-requisito para o uso da Fossa Ecológica ou TEvap é a separação da água que sai da casa. Apenas aquele efluente advindo dos sanitários (água negra) deve ir para o Tanque. As demais, provenientes de pias, tanques e chuveiros (água cinza), devem ir para outro sistema de tratamento, como o círculo de bananeiras, desde que passe, antes, por uma caixa de gordura.

as imagens a seguir mostram o processo construtivo e o projeto

da TEVAP instalado no Camping Cristal

TEVAP 01.jpg
TEVAP 02.jpg
TEVAP 03.jpg

RECICLAGEM DE GARRAFAS DE VIDRO

 

Durante muitos anos fomos juntando todo tipo de garrafas de vidro esperando o momento e local ideal para utiliza-las! Mais alguns anos cortando-as uma a uma e aí está o resultado! Paredes originais e ecológicas que geram um visual diferenciado e sustentável! Foram utilizadas mais de duas mil garrafas nesse processo e ainda falta algumas para concluirmos o trabalho! Bora tomar umas?

GARRAFAS 01.jpg
GARRAFAS 02.jpg
GARRAFAS 03.jpg
GARRAFAS 04.jpg

PAREDES DE TIJOLOS DE ADOBE

 

Tijolos em adobe não são apenas uma escolha arquitetônica, são um resgate da história local e o compromisso com práticas sustentáveis. Além de sua estética singular, com tons terrosos e textura natural que harmonizam com o meio ambiente, o adobe oferece um conforto térmico incrível..! As propriedades naturais do material regulam a temperatura interna, mantendo os ambientes frescos em dias quentes e aconchegantes no frio.

Ao optar pelo adobe, promovemos a permacultura, utilizando recursos locais, minimizando o impacto ambiental e reforçando a conexão com a terra. Assim, essas paredes não apenas sustentam estruturas, mas também valores da região, que estão cada vez mais se perdendo.

Todos os Adobes foram fabricados na região com terra local.

DSCN0680.JPG
Tijolos de Adobe

MOSAICOS EM CIMENTO QUEIMADO

 

Típico na região e considerado por muitos um dos pisos mas bonitos que há, o Cimento Queimado se mostra como um dos pisos mais baratos e com menor consumo de materiais, minimizando assim a utilização de recursos naturais (pedras, cerâmicas, etc.). Ao projetar um piso desse deve-se sempre utilizar as juntas de dilatação, para assim, evitar as comuns rachaduras neste tipo de piso. Mas porque não substituir essas juntas por cacos/mosaicos de cerâmicas reciclados? Com isso você consegue criar as mais diferentes formas dando um toque único ao projeto! Veja só as artes que foram relizadas no Camping Cristal: o OM, Fibonacci e formas abstratas..! 

PISO 01.jpg
PISO 02.jpg
PISO 03.jpg

PAREDE e PISOS EM PEDRAS DE DEMOLIÇÃO

 

Essa parede foi construída com pedras de demolição de uma obra onde seriam dispensadas pelos donos. Foram coletadas, limpadas e posteriormente passado um verniz para preservá-las! Incrível o que podemos realizar sobras de obras, não é?

PAREDE 01.jpg
PAREDE 02.jpg

O piso da nossa varandinha também foi feito com pedras de demolição do antigo calçamento de Conselheiro Mata..!

PAREDE 03.jpg
PAREDE 04.jpg

 

 

 

 

 

PET 01.jpg
PET 03.jpg