A Permacultura é bastante inovadora e visa um futuro sustentável. É inevitável que os recursos naturais estão se esgotando cada vez mais rápido, fazendo com que a população busque novos meios de produção, voltando assim a antigos conceitos de produção onde o homem conseguia se sustentar em equilíbrio com o meio ambiente... Diversos grupos sociais já estão aderindo ideias inovadoras como essa. São as lógicas consumistas vindas do capitalismo que provocam esse desequilíbrio, uma mudança de pensamento pode fazer com que as pessoas se voltem para a autossuficiência, onde cada uma pode focar em certos tipos de especialidades e compartilhar os excedentes com o restante da comunidade. A Permacultura se apoia em uma cultura que tenha autoconfiança e de valores comunitários, onde o patrimônio imaterial é tão importante quanto preservação dos recursos materiais e biofísicos.
As pessoas, suas edificações e a forma como a comunidade se unem, são fatores de grande importância para a Permacultura, visando uma cultura permanentemente sustentável utilizando de planejamentos sistêmicos em busca de um aumento de capital natural para as futuras gerações.
Para grande parte da população mundial o custo de vida das necessidades básicas não reflete com sua renda real, culpa disso é, sem dúvidas, devido aos atuais modos lógicos da política consumista por parte de governos e empresas.
São necessários novos ideais através da adoção de soluções práticas e naturais baseando-se na hipótese de uma progressiva redução do consumo de energias e recursos. Prover essa mudança dentro de limites ecológicos passam por uma revolução cultural.